TRAJETÓRIA
& REALIZAÇÕES
Neste ano de 2020, enfrentamos um desafio de proporções que ninguém no mundo conseguiria prever e, mesmo assim, podemos dizer que conseguimos realizar o que a política tem de mais valioso: melhorar a vida das pessoas.
↓ Bruno Covas até aqui
2007/2010
Deputado estadual.
- Relator do projeto de lei para a criação da Nota Fiscal Paulista, que devolve ao consumidor dinheiro pago em imposto.
- Presidiu a Comissão de Finanças e Orçamento que aprovou a ampliação da Linha 4-Amarela do Metrô.
- Autor do projeto que tornou obrigatória a realização anual da Virada Cultural Paulista: vinte e quatro horas de eventos culturais gratuitos em todo o Estado.
- Relator da CPI da Bancoop, cooperativa dos bancários investigada à época pelo Ministério Público por supostas fraudes que teriam prejudicado 3 mil pessoas.
2011/2014
Secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.
- 41, 5 milhões de árvores plantadas.
- Abre 4 novos parques urbanos, 2 na capital (Manoel Pitta, no Belém; Cândido Portinari, na Vila Hamburguesa) e revitaliza 7 parques, 5 na capital (Ecológico do Guarapiranga; Alberto Löfgren – Horto Florestal; Dr. Fernando Costa – Água Branca; Villa Lobos; Parque da Juventude).
- Cria o Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (Penap).
- Revitaliza áreas de 10 parques estaduais.
- Amplia de 84,7% para 97,9% a destinação adequada de resíduos sólidos, aproximando-se da meta de erradicar os lixões no Estado. Lança o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, para promover mais avanços.
- Com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), abre uma nova estação móvel e 4 fixas de monitoramento automático da qualidade do ar, duas delas na capital: uma no Capão Redondo e outra na Marginal do Tietê, próximo à Ponte dos Remédios.
- Redução de 51% no desmatamento da Mata Atlântica.
- Adquire 36 veículos de fiscalização ambiental.
- Inaugura a 1ª estação de geração de energia solar da capital.
- Lança o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
- Apoia o desenvolvimento do ecoturismo na Mata Atlântica, com abertura de novas trilhas e melhorias nas já existentes, reformas nas estruturas para visitantes e capacitação de pessoas, entre outras ações.
- Promove campanhas de conscientização da população para evitar o abandono de animais domésticos. Na capital, as ações foram feitas nos parques Alberto Löfgren (Horto Florestal), Villa-Lobos, Cantareira, Manoel Pitta (Belém), Ecológico do Guarapiranga e Parque da Juventude.
- 03, já havia assumido a presidência estadual da Juventude do partido. Em 2004, foi candidato a vice-prefeito de Santos.
2015/2017
Deputado Estadual
- Apresenta projeto de lei para concessão de incentivo fiscal a empresas que contratarem beneficiários do Bolsa Família, para que as pessoas atendidas pelo programa tenham a oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.
- Vota a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
- Para garantir o equilíbrio entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, fundamental para o fortalecimento do regime democrático, apresenta projeto de lei que tipifica como crime de responsabilidade a usurpação de competência do Executivo e do Legislativo por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
- Sub-relator da CPI da Petrobras, que investigou o esquema de corrupção montado na empresa, o Petrolão.
- Para o projeto de lei que trata de dinheiro mantido em contas no exterior sem conhecimento da Receita Federal, apresentou emenda que impede políticos e seus parentes de repatriar os valores não declarados.
2017
Secretário das Subprefeituras de São Paulo
- Moderniza os meios de fiscalização municipal, com tablets conectados a impressoras no lugar dos formulários preenchidos a mão. Mais agilidade nos serviços, maior controle das operações e transparência para a população.
- Entrega a maior central de tratamento de resíduos de serviços de saúde da América Latina.
2018
Prefeito de São Paulo
- 8 novos hospitais e 42 unidades de saúde entregues.
- 52 novas escolas e 12 CEUs.
- Tecnologia na área da segurança: 3.204 câmeras integradas e mais de 3 mil operações de monitoramento por drone, com o programa Dronepol.
- Maior produção habitacional dos últimos 30 anos: 70 mil moradias viabilizadas, 25 mil entregues até o final de 2020.
- Renovação de 40% da frota de ônibus da cidade: 5.700 veículos novos.
- 21 obras de drenagem e 13 de redução de alagamentos concluídas. Mais 3 de drenagem em andamento e 4 córregos canalizados.
- Responsabilidade com o dinheiro do cidadão: economia de R$ 8,3 bilhões nos próximos dez anos, com a Reforma da Previdência Municipal; em 2019 alcançou o menor nível de endividamento do município dos últimos 20 anos.