Blog Layout

Equipe Bruno Covas 45 • out. 29, 2020

“O grande desafio da próxima gestão será a geração de emprego e renda para reduzir a desigualdade”

A afirmação foi feita durante o lançamento do Mapa da Desigualdade 2020 da Rede Nossa São Paulo 

Lançamento do Mapa da Desigualdade 2020 da Rede Nossa São Paulo, via StreamYard

Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, participou nesta quinta-feira (29) do lançamento do Mapa da Desigualdade 2020 da Rede Nossa São Paulo. Realizado de forma virtual, o evento contou com a presença dos candidatos Jilmar Tatto (PT), Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), que também disputam a Prefeitura de São Paulo. Todos falaram sobre as propostas para reduzir a desigualdade social no município.

 

Durante a reunião - comandada pelo coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, foram apresentados 40 tipos de indicadores que mostram a desigualdade social nos 96 distritos da capital, como os bairros que concentram o maior e o menor número de: população de negros e pardos; violência racial e contra a mulher; homicídio de jovens; tempo médio gasto nas viagens no transporte para ir ao trabalho; oferta de emprego formal; mortes no trânsito; idade média ao morrer; coleta seletiva de lixo; matrículas no ensino básico em escolas públicas, equipamentos públicos culturais, entre outros. 


Marca da gestão 


Bruno Covas falou que o grande desafio e a grande marca da sua próxima gestão será a geração de emprego e renda na cidade São Paulo.


 “Será a marca da oportunidade para os paulistanos, seja com ações de inclusão- aumentando os cursos de qualificação- as frentes de trabalho; seja melhorando a competitividade da cidade com a economia criativa: o teatro, a cultura, a arte, a gastronomia, os eventos que são grandes geradores de emprego e renda para a juventude da perifeira, e mais uma vez ajudando a reduzir a desigualdade na cidade de São Paulo”.

 

O prefeito fez um balanço das ações da Prefeitura ao longo dos quatro anos para reduzir a desigualdade social. “As medidas da minha gestão não foram  discurso em vão, de utopia. Combatemos a desigualdade em várias formas, inclusive a desigualdade de gênero”, falou.

Bruno Covas citou os investimentos que foram feitos na periferia para aqueles que mais precisam do poder público, como o aumento nas vagas em creches que foram direcionadas para os bairros mais periféricos. “O distrito de Guaianases é o que tem menos fila de espera”, exemplificou. 



Ampliação de emprego para os jovens na periferia 


Destacou também a construção dos 12 CEUs na periferia, sobretudo nos bairros de Cidade Tiradentes e Parque do Carmo (ambos na Zona Leste) e no Parque Novo Mundo e Taipas (na Zona Norte). Na área da Saúde, falou sobre a construção de novos hospitais: em Parelheiros, Brasilândia, Guarapiranga e Bela Vista. “O que vai ajudar a eliminar as filas para consultas de câncer e de colorretal”.


Para ampliar as oportunidades e o mercado de trabalho aos jovens que moram nos bairros mais distantes, Bruno Covas citou a criação das 7 TEIAS coworking na periferia. “São espaços que oferecem para o jovem da periferia, a mesma infraestrutura que o jovem da Faria Lima e da Berrini tem à sua disposição”. 


Na área de segurança, o prefeito citou que o homicídio na cidade de São Paulo foi reduzido em 90% ao longo dos últimos 20 anos, como também houve a redução da mortalidade infantil.


Para melhorar a educação e estender o ensino ao maior número de crianças e estudantes, Bruno Covas ressaltou que foram criadas 85 mil vagas na educação infantil e foi zerada a fila para vagas em pré-escolas e nas creches. Também afirmou que a cidade reverteu uma tendência de queda no ensino fundamental, em relação à gestão anterior. Destacou que sua administração está comprando 465 mil tablets com acesso à internet para distribuir a todos os alunos do ensino fundamental e médio.


No setor da saúde, o prefeito falou que a cidade tinha 4 tinha UPAs e que vai ganhar mais 22 até dezembro, e mais 16 nos próximos anos. Citou que o Programa Mãe Paulistana – que tinha sido abandonado pela gestão anterior – foi retomando em sua administração, e vai garantir vaga em creche para as mães que fizerem o pré-natal de seus bebês.


Em defesa de uma cidade com igualdade racial, o prefeito falou sobre a importância de se combater o racismo. Destacou que os 12 novos CEUs terão os nomes de personalidades negras. Como também disse que, em um próximo mandato, vai aumentar a presença de negros em cargos de liderança. E para proteger a mulher vítima de violência, a prefeitura ampliou o Programa Guardiã Maria da Penha. 



Compromisso com a política urbana e climática 




Ao término do evento, o prefeito ratificou o seu compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo. “A campanha vai assinar carta compromisso o que reafirma o nosso engajamento para que a gente possa ter um plano de metas, como nós tivemos nesta gestão, que seja factível, que seja acompanhado pela população”. 


Covas destacou que sua gestão vai cumprir 66 das 71 metas do atual programa.

Todas elas têm vinculação com alguma ODS (Objetivos de Desenvolvimento

Sustentável). Ele reafirmou seu compromisso com a política urbana e climática. 


“São Paulo, você pode contar comigo”
Por Equipe Bruno Covas 45 30 nov., 2020
Discurso no Diretório após vitória
“Hoje é dia de agradecimento aos militantes que nos apoiaram nos quatro cantos da cidade”, diz Bruno
Por Equipe Bruno Covas 45 28 nov., 2020
Café na residência de Dona Olímpia, café na residência de Márcia Garabetti, café na Residência de Márcia Garabetti, café na residência da Lurdinha - Maria de Lurdes Silva e café na residência de Paulo Leite
“Só a população é dona do próprio voto”
Por Equipe Bruno Covas 45 26 nov., 2020
Visita ao bairro de Santana
Mais posts
Share by: