“Confio nos profissionais de nossa rede para o desafio da retomada da Educação”
Prefeito de São Paulo participou de sabatina organizada em parceria pelo Estadão e Todos pela Educação
Bruno Covas, prefeito de São Paulo, participou hoje (23) da sabatina realizada pela Organização Todos pela Educação em parceria com o Estadão. Além de Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação, o evento contou com as presenças dos jornalistas Renata Cafardo e Bruno Ribeiro.
Na abertura da sabatina, Priscila ressaltou que essa é a eleição mais importante da República, pelos desafios que a pandemia da covid-19 impôs para a reconstrução e retomada do sistema educacional.
Covas destacou em sua fala que confia nos profissionais de Educação da rede pública para esse trabalho de retorno gradual às atividades nas escolas. “Estamos sempre atentos a experiências de fora, mas acredito que as principais soluções sejam dadas mesmo pelos nossos educadores, que conhecem como ninguém as características da rede municipal”, afirmou.
Sobre o Programa Bolsa Primeira Infância, que oferece uma auxílio de R$ 200 para famílias de crianças de até 3 anos que não tenham conseguido vaga em creches, o prefeito disse que deverá ser mantido temporariamente. “Hoje cerca de 70% das famílias das 6 mil crianças que ainda estão fora das creches recebem esse apoio. Mas nossa intenção no próximo governo é zerar as filas em creches”.
O prefeito declarou ainda que existe uma equipe de 1,2 mil profissionais nas ruas fazendo busca ativa para descobrir se existem crianças fora da creche ou da pré-escola e também detectar casos de evasão escolar.
Sobre o desempenho de São Paulo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Covas disse que ainda há muito a evoluir, mas que nos últimos anos a cidade obteve resultados expressivos. “Tivemos o maior crescimento entre as capitais e revertemos uma tendência de queda. É claro que ainda não estou satisfeito, mas esse não é uma missão de curto prazo”, afirmou.